CAFEZIN COM O BRUZUGU – A imprensa do Acre se calou com o governador no banco dos réus; por que será, hein?

ELZINHA MENDONÇA

Por que a vereadora ainda não lançou seu nome para a presidência da Câmara? Este é o melhor momento. Há uma turma de oposição ao prefeito e alguns que se dizem “independentes”.

VENDILHÕES DO TEMPLO”

Fico me perguntando até onde os vereadores ditos “independentes” resistirão aos cargos oferecidos pelo prefeito. Eu pensaria duas vezes antes de aceitar. Afinal, a grande maioria não se reelegeu por serem omissos e “vendilhões”.

BARBA, CABELO E BIGODE

Kamala Harris estava certa da vitória. Porém, a coitada não esperava o apoio no penúltimo dia do senador Márcio Bittar ao declarar apoio a Donald Trump. Isso foi “decisivo” para a reviravolta na eleição americana. Trump virá em 29 de fevereiro ao Acre para agradecer pessoalmente. Valei-me!

ELE VOLTOU

O colunista Josias de Souza definiu assim a reeleição de Donald Trump: “Os Estados Unidos voltam a virar o inferno, e nós somos obrigados a aguentar o capeta por mais 4 anos”. É o tal dos Estados Unidos pelo e para os americanos e o resto se lasquem.

VERGONHOSA

É como eu descrevo a “defesa” do governador quando se sentou no banco dos réus no STJ. Limitou-se a passar a imagem de “filhinho de papai”, justificando seu padrão de vida pelas empresas da família. Não convenceu.

VOTO REPUBLICANO?

Definitivamente, os votos de Trump não foram 100% ideológicos ou exclusivamente Republicanos. O americano votou pelo “bucho”: a economia, incluindo a inflação, foram fatores determinantes nesta eleição. É aguardar o novo ciclo do “diabo louro” na Casa Branca.

IMPRENSA CONTIDA

Para ser bonzinho com os sites de notícias a serviço do governo, preferi usar a palavra “contida” em vez de “vendida”. O silêncio em torno do governador Gladson e todas as suas falcatruas e roubos é escandaloso. Mas esse silêncio só mantém seu carisma em alta na nossa aldeia. O povo elegeu Orleir Cameli por acharem que ele, sendo milionário, não precisaria roubar. Anos depois, caímos na mesma esparrela. Gladson foi eleito e reeleito sem apresentar nada; seu governo é medíocre e está atolado em provas robustas de corrupção.

JÁ ERA

Tenho dito há meses que Gladson é carta fora do baralho em 2026. Não torço por sua prisão, mas sim para que ele devolva cada centavo que ele e sua quadrilha roubaram (segundo a Polícia Federal, e não eu) do povo acreano.

MDB DIVIDIDO?

Há uma disputa silenciosa no glorioso. A sucessão da presidência . De um lado tá a velha guarda, formada por aqueles que deram vida ao partido desde os tempos da luta contra a ditadura. Do outro, uma turma jovem que quer se rebelar e tomar as rédeas.

NOTA PETISTA

Sobre aquela nota do PT logo após a eleição: puxei o assunto com Marcus Alexandre e percebi o quanto ele ficou incomodado. A nota da direção petista fez críticas indiretas ao Marcus em relação à fala do deputado Tanizio Sá. Marcus, na verdade, só tem gratidão pela ajuda da federação durante a campanha e sentiu-se injustiçado.

FIM DA FEDERAÇÃO

O PT nacional já decidiu pelo fim da federação com os partidos PCdoB e PV. Ainda estou tentando entender os motivos. A presidente do PV, Shirley Torres, comentou: “Essa junção só deu certo no Acre.”

COMUNISTA

O voto evangélico tem um poder imenso nos dias de hoje. É muito comum a mudança de nomes nos partidos para agradar esse eleitorado. No entanto, a palavra “comunista” ainda afugenta muitos eleitores. Talvez seja um erro do PCdoB manter essa denominação.

PAROU POR QUÊ?

De uma hora para outra, as obras da prefeitura foram paralisadas. A população começou a fechar ruas em protesto pela falta de água e outras demandas. O viaduto não tem mais data para inauguração. Quem sabe, talvez, às vésperas das eleições de 2026.

MARCUS x BOCALOM

Já disse antes: quem ganhou essa eleição foi o governo. A prova é que o PL de Bocalom fez 3 vereadores; o MDB de Marcus também fez 3; já o PP de Gladson fez 6 vereadores com mais de 40 mil votos, sendo o fiel da balança. Resumindo: “Bocalom não tem todos esses votos.” Agora, tente convencê-lo disso.

COMEÇOU

O prefeito Bocalom negou uma sala e um automóvel ao seu futuro vice-prefeito. Resumindo: aquela cabeça de porco que jogaram no jogo Corinthians x Palmeiras era, na verdade, do “leitãozinho” Alisson Bestene. É esperar tretas já em 2025.

MDB TERÁ CANDIDATO

Vamos aos números: o PL obteve 117.563 votos no estado, o PP teve 117.188 e o MDB, 111.107. Observando que o MDB foi o único que não contou com o apoio da máquina pública. Está credenciado e vai lançar seu candidato ao governo em 2026.

REUNIÃO

Recebi a notícia de que, ontem, a executiva do MDB se reuniu com seus vereadores eleitos. Ficou acertado que, a partir de agora, os vereadores participarão de todas as reuniões e das decisões do partido.

BOLA DE CRISTAL

Anotem aí e me cobrem depois: essa mudança da ex-deputada federal Jéssica Sales para residir e clinicar em Rio Branco tem como objetivo lançar sua candidatura ao Senado em 2026. No Juruá, seu nome já está consolidado; ela quer ampliar sua presença na capital. Fortíssima candidata.

ALAN RICK

O senador não emplacou nenhum prefeito, não tem um partido fechado com ele pois tem intrigas no seu ninho. Não terá máquina pública.  Mailza terá a do estado e Bocalom é igual decisão judicial, nunca se sabe oque vai sair daquela cabeça dura. Alan pode desidratar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *