PORONGA – Propostas para combater o tráfico e organizações criminosas nasceram no Acre, em 2017

4–5 minutos

Frase: “A censura não funciona mais ocultando informações de você; a censura funciona inundando você com imensa quantidade de desinformação, de informações irrelevantes, de vídeos engraçados de gatos, até que simplesmente não consiga mais se concentrar”, Yuval Noah Harari

Orações da Marilza
Na medida em que a data do julgamento de Gladson de Lima Cameli, o Dancinha, se aproxima, as especulações sobre a postura da vice-governadora Mailza Assis aumentam. Você que está lendo esta nota acha que as orações da ‘Severina Chique-Chique’ são pela manutenção do chefe de Orcrim no cargo ou pela perda do mandato?

Chance única
A chance única e real de Mailza Assis ser candidata ao governo nas eleições de 2026 é se Gladson Dancinha for apeado do cargo de governador pela Corte Especial do STJ. Noutra hipótese, as suas possibilidades ficam reduzidas.

Inelegível e no cargo
Aliados do governador dão como certa a sua condenação no próximo dia 19. Se apegam à possibilidade de Cameli permanecer no cargo por meio de recursos. O problema é que estará inelegível. Isso acontecendo, dificilmente aceitará bancar apoio à sua vice. Esperem!

Cargos distribuidos
O entorno da Mailza Assis está tão confiante na condenação e na perda do cargo político de Gladson Dancinha, que já começou a distribuir cargos. Dizem que alguns nomes permanecerão e outros serão defenestrados. Paciência, gente!

Pedido de vista
Outra aposta dos aliados do governador Dancinha é que algum ministros da Corte Especial, devidamente acordado com os advogados de defesa por alguns milhões de motivos, peça vista do processo. Será estratégia errada, posto que Cameli ganharia 90 dias e sofreria a condenação no próximo ano.

O voto
Mesmo que algum ministro peça vistas, o relevante será a leitura do voto da ministra-relatora Nancy Andrighi. Esse será o grande momento do julgamento. Também é fundamental conhecer a postura do ministro-revisor João Otávio Noronha.

Case Colorado
Sempre faço questão de dizer que Gladson de Lima Cameli, o Dancinha, jamais terá paz. Há outra denúncia contra ele no STJ. Trata-se do Case Colorado, que envolve até o seu pai Eládio. A denúncia para torná-lo novamente réu não tarda para acontecer.

PEC da Segurança
Debate-se em nível nacional a PEC da Segurança Pública. A iniciativa traz novidades velhas, que foram discutidas por todos os governadores brasileiros em encontro no Acre, promovido pelo então governador Tião Viana, em outubro de 2017.

Ovo da serpente
Na época, quando as atividades das organizações criminosas começaram o processo de interiorização, Tião Viana alertou sobre a necessidade de ser adotadas medidas duras, haja vista que o ovo da serpente estava para ser chocado.

Carta do Acre
Com anos de atraso, a PEC da Segurança Pública traz propostas que foram apresentadas pelos governadores no documento denominado ‘Carta do Acre’, que trazia as seguintes recomendações:

  • Criação do Sistema Nacional de Segurança Pública.
  • Criação de um Plano Nacional Integrado entre Governo Federal e Estados para a Segurança Pública.
  • Força Tarefa imediata integrada contra a fragilidade das fronteiras, para o combate ao narcotráfico, tráfico de armas e munições.
  • Criação imediata do Fundo Financeiro Único para a Segurança Pública, tendo como referência o Fundo Nacional de Saúde.
  • Integração imediata das atividades de inteligência e informações sobre os crimes acima.
  • Triplicar em dois anos o efetivo do Exército brasileiro nas fronteiras amazônicas.
  • Ampliar a presença da Marinha e da Aeronáutica nas áreas citadas.
  • Dobrar os efetivos das polícias Federal e Rodoviária, em dois anos na região amazônica, repondo o incentivo às áreas de fronteira.
  • Criar comissão nacional entre o Ministério da Justiça e Governos estaduais para execução das ampliações previstas de presídios estaduais e federais.
  • Transferir para os presídios federais todos sentenciados ou provisórios envolvidos em crimes transnacionais ou vinculados ao narcotráfico, tráfico de armas e munições.
  • Cooperação imediata e permanente do Governo brasileiro, através do Itamarati, Ministério da Justiça e GSI, com governos estaduais do Brasil e da Amazônia Sul Americana contra esses crimes. 
    Pacto emergencial de crédito dos recursos do Funpen para cada estado e para integração das inteligências policiais, coordenado pelo MJ e GSI, a serem liberados a partir de janeiro de 2018.

Crime organizado
Pergunta que não quer calar: quando haverá uma operação forte contra o domínio das organizações criminosa em solo acreano?

Microfone mudo – foto
O governo está decidido a não dá trégua ao senador Alan Rick. Pipira bem informada garante que há determinação expressa para que o senador não conceda entrevista às emissoras que compõe o sistema público de comunicação do governo. E o jogo vai ficar mais bruto…

Ônibus quebrado – foto
Não pode ser encarado como normal o episódio de um ônibus que teve o seu eixo traseiro arrancado em plena via pública. Algo precisa ser feito com urgência.

Risco aos passageiros
Esse ônibus cujo eixo rompeu colocou em risco a integridade dos passageiros. Uma tragédia poderia ter acontecido. Felizmente, houve apenas o susto.

E a caixa preta
Tião Peixão Bocalom passou anos declarando que iria abrir uma tal caixa preta do transporte público. Assentado na cadeira de prefeito, ele abriu um buraco azul para jogar dinheiro público.