Frase: “Quando os que comandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito”, Georg Lichtenberg
Edinho no Acre
Presidente nacional do PT, Edinho Silva virá ao Acre no próximo dia 27. Deverá ir a Xapuri e fazer um ato político em Rio Branco. Chegará a num momento em que o partido está extremamente fragilizado no Estado.
Até o toco
O Banco da Amazônia está até o toco da seringueira envolvido neste escândalo do Banco Master. O banco da nossa região jogou R$ 40 milhões em letras financeiras sem qualquer garantia. O Master pagou muita propina a gente grande a política nacional e regional.
Único banco – cont.
O da Amazônia foi o único banco que comprou letras financeiras sem a devida garantia do Banco Master, que estava na insolvência quando a transação aconteceu. Estamos diante de um escândalo financeiro gigante. Muita gente foi corrompida. Se aprofundarem, mansões irão cair.
Festa no Palácio
O clima é de festa no Palácio Rio Branco. Tudo porque o ministro do STF Gilmar Mendes determinou a suspensão do julgamento da ação penal em curso no STJ contra o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, o Dancinha, ganhou mais 15 dias.
Corredor da morte
Uma decisão como a de Gilmar Mendes foi comemorada porque é como se o Dancinha fosse para o corredor da morte política ao ser julgado pela Corte Especial do STJ nesta quarta-feira. As provas são robustas demais para serem descartadas. Cedo ou tarde ele será condenado.
Nulidade do processo
Se realmente a questão Relatório de Informação Financeira fosse tão relevante, Mendes teria acatado o pedido de nulidade feito pelos advogados do governador. Ele não acatou este pedido. Abriu prazo para que a STJ, a PF e o MPF se pronunciem.
Prova descartada
Não sou advogado e nunca a estudei Direito, mas converso com quem entende. Um desses causídicos argumentou: “Espinhoso, pense comigo. A ministra-relatora Nancy Andrighi pode muito bem descartar essa prova do RIF, haja vista que está dando muita dor de cabeça”. Será que isso pode?
Longe do mérito
Acompanho esse processo gerado a partir da Operação Ptolomeu desde o começo. Gladson de Lima Cameli ingressou com vários recursos. Nunca enfrentou as acusações de corrupção pelo mérito. Sempre trabalhou pela anulação das investigações. Age assim porque sabe que não há como provas que não é corrupto.
Live monitorada
Sei que sou aquele que as pessoas não podem curtir, mas não deixam de ver. Só que a turma do governo está se excedendo. Na live de segunda-feira, o monitoramento estava grande. Viram o esposo de vice-governadora Mailza Assis, Madson Cameli, ligado no Espinhoso. A confusão foi grande.
Euforia esfriada
Ao menos por enquanto a euforia de pessoas ligadas à vice-governadora Mailza Assis foi esfriada. A turma contava como certa a condenação de Gladson de Lima Cameli nesta quarta-feira. Terão que esperar. Sigo crendo que ele será condenado.
Cisão jurisprudencial
Gilmar Mendes tomou a decisão de suspender o julgamento porque há uma cisão jurisprudencial. No STF, por exemplo, parte significativa dos ministros entende que os RIFs produzidos a pedido dos órgãos de investigação só podem ser compartilhados após autorização judicial; a outra dispensa a medida.
Moraes relator
O ministro Alexandre de Moraes é relator da ação em que a tese será firmada no STF. Ele determinou a suspensão apenas das decisões que vetaram o uso dos RIFs por encomenda — muitas proferidas pela 3ª Seção do STJ, que adotou essa posição mais favorável às defesas. A Corte Especial, no entanto, foi em outra direção. Quando recebeu a denúncia contra o governador do Acre, adotou a posição da 1ª Turma do Supremo de que os RIFs podem ser produzidos de ofício ou a pedido do Coaf.
Posição da relatora
Relatora da ação penal contra o governador do Acre, a ministra Nancy Andrighi entendeu que “tais documentos foram elaborados pelo respectivo órgão no âmbito de sua atribuição (que é desempenhada ex officio, conforme reconhecido pelo STF) e a partir de transações suspeitas previamente comunicadas”.
Arguição da defesa
A irregularidade dos relatórios foi arguida pela defesa de Cameli em preliminares, na resposta à acusação. Ela ressaltou que a requisição foi feita por um delegado da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul (AC) para investigar as empresas da família do acusado.nO pedido foi feito em junho de 2020, muito antes de o Tribunal Regional Federal da 1ª Região declinar da competência para o STJ, por causa da prerrogativa de foro do governador do Acre.
Decisão do Gilmar
Na solicitação de suspensão da ação penal, a defesa de Cameli citou decisão recente do ministro Gilmar Mendes que invalidou o uso dos RIFs por encomenda. A ministra Nancy Andrighi sublinhou que o tema foi apreciado no recebimento da denúncia, e que agora cabe à defesa suscitá-lo novamente em sede própria — as alegações finais, antes do julgamento de mérito.
JV longe
A capacidade da pessoas de criarem factoides é incrível. Recebi mensagem afirmando que Jorge Viana estaria por trás da articulação para salvar Gladson de Lima Cameli. Somente quem não conhece o petista para acreditar numa coisa dessa.
Fora da disputa – cont
Arrisco a dizer que, se um réu por diversos crimes graves escapar da condenação, dificilmente Jorge Viana irá colocar o seu nome na urna para disputar o Senado. Eu, no lugar dele, agiria da mesma forma. Não vale a pena se desgastar numa disputa contra os milhões de reais injetados na compra de voto.
Seguir em frente
Tem horas que eu penso em parar, mas há coisas que me fazem mudar de ideia. Recebi um telefonema de uma pessoa da zona rural de Brasileia. Ela disse: “Léo, não pare. Você é a única voz contra os desmandos desse governo”. Tenho que seguir mesmo.
Manifesto da Saúde
Não foi o quorum esperado, mas a manifestação do servidores em Saúde foi um aviso do muito que ainda está por vir. Os funcionários públicos estão em pé de guerra contra o governo estadual. Uma hora a bolha de revolta estoura.
Orientação à base
Deputados da base aliada do governo na Assembleia Legislativa foram orientados a não comparecer ontem para a sessão. A ideia era a de evitar que os manifestantes da Saúde fossem ouvidos pelo conjunto dos parlamentares.
Patrão do Calixto
Estão imputando uma série de medidas duras contra aqueles e aquelas que têm apreço pela candidatura de Alan Rick, mas guardam vinculo com o governo, ao secretário de Governo, Luiz Calixto. Quem preservar a quem manda. Calixto é empregado e tem patrão. O chefe dele atende pelo nome da Gladson de Lima Cameli.
