Frase: “Não tenha medo de pensar diferente dos outros. Tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados”, Eça de Queiroz
Bem articulada – foto
Não sou dado a fazer elogios a membros do governo estadual. Mas não resta dúvidas de que a diretora-presidente do Deracre, Sula Ximenes, tem demonstrado uma grande capacidade de articulação e de trabalho. É espécie diferente em meio ao mar de inércia na administração Cameli. Não vou abordar outros temas.
Horário de academia
Há poucos dias eu publiquei imagens, em plena nove horas da manhã de um dia normal de trabalho, o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni, treinando em uma academia local. Justiça seja feita., depois do flagra, o plastificado assessor governamental foi visto por mim ‘malhando’ quase às 21 horas. Detalhe: estava no aparelho ao meu lado. Ele precisa fazer mais exercício para as pernas.
Ataque a Velloso
Foi liberado o ataque frontal ao deputado federal Eduardo Velloso. Ele estaria atrapalhando os planos de reeleição do senador Marcio Bittar. Velloso não espere vida fácil. Bittar, em privado, só não chama o colega de partido de oftalmologista.
Instituto e emendas
Este Espinhoso, há algum tempo, revelou que diversos deputados estaduais carreiam emendas parlamentares para um certo Instituto Progresso Amazônia, que tem laços estreitos com Eduardo Velloso. Tardiamente, parte da imprensa acreana descobriu essa suposta ilegalidade.
Vasta documentação
Tenho à minha disposição vasta documentação que confirmam a destinação de emendas para o Instituto Progresso Amazônia. No meio político, as pessoas sabem muito bem como as coisas funcionam nessas situações.
Necessário investigar
Não creio que irá acontecer. Afinal, aqui no Acre, está tudo dominado. Mas, se houvesse investigação da destinação das emendas dos deputados estaduais, veríamos muitas coisas escandalosas.
Viés errado
Como quase sempre desinformada, parte da imprensa tenta pegar Eduardo Velloso pelo viés errado. As emendas que chegam aos Instituto Progresso Amazônia não são deles. São de deputados estaduais. Deu para entender?
Mudança no MPAC
Com a ascensão de Oswaldo D’Albuquerque a posto de procurador-geral de Justiça, espera-se que o MPAC saia da inércia ao qual foi submetido nos últimos anos. Infelizmente, o parquet preferiu se omitir e fazer vistas grossas para os absurdos cometidos no Acre na gestão de Gladson de Lima Cameli, o Dancinha.
Avocar investigação
A sociedade espera que Oswaldo D’Albuquerque, por exemplo, não cerceie o trabalho dos promotores das promotorias especializadas no combate aos ilícitos. Que não avoque para si investigações capazes de desbaratar esquemas montados dentro do poder publico. É o mínimo.
Por onde anda? – FOTO ALESSANDRA
Falando em MPAC, uma pergunta: por onde anda a outrora combativa procuradora Alessandra Marques? Ela deu uma boa sumida. Será que ainda mora no Acre? Ela se aposentou? Faz tanto tempo que a gente não ouve falar sobre ela. É bem estranho esse sumiço.
Danares e o Acre
Senadora pelo Distrito Federal, Damares Alves tem vindo com frequência ao Acre. Ela já teve vinculo indireto com o Estado. Durante seis anos, a parlamentar assessorou ao ex-deputado federal Henrique Afonso. Não foi aqui que ela viu Jesus na goiabeira.
O silêncio do Dancinha
Grita nos ouvidos de qualquer cidadão ou cidadã que acompanha os movimentos da política acreana o silêncio retumbante do governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, o Dancinha, sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. Quem o conhece, não estranha. Cameli é um oportunista de primeira hora. Só pensa na própria sobrevivência.
Hora do basta
Passa da hora de ser dado um pasta na alarmante situação do transporte público em Rio Branco. Diariamente são registrados casos graves, que põem vidas dos usuários em risco. Enquanto isso, a Câmara de Vereadores, com raríssimas exceções, fecha os olhos para as barbeiragens em curso. Talvez, quando morrer alguém, alguma coisa seja feita.
Palavras do Noblat
Sobre a prisão de Jair Bolsonaro, achei esse trecho interessante do jornalista Ricardo Noblat: “E o mais extraordinário: embora em meio a um surto psicótico, Bolsonaro foi hábil o suficiente para usar a solda sem provocar queimaduras na sua pele? Mais um milagre do Messias!
De tanto atirar no pé, Bolsonaro atingiu a própria cabeça. Tem lugar cativo em qualquer manual da estupidez política. Só lhe resta agora esperar sentado que se consuma o download.
O tempo é o senhor da razão”.
Mãos do Gilmar – foto
Gladson de Lima Cameli, o Dancinha, aposta o seu futuro no STF. Terça-feira, 24, os seus advogados apresentaram petição ao ministro Gilmar Mendes, o mesmo que lhe concedeu habeas corpus, no dia 17, suspendendo o julgamento marcado para o dia 19 no STJ. O negócio é aguardar.
Problemas antigos no PS
O TCE-AC), a CGU e o MPAC foram ao Pronto-Socorro de Rio Branco e se depararam com velhos problemas. São eles:
• Superlotação severa, com pacientes em corredores, macas improvisadas e até no chão;
• Falta de escalas de plantão atualizadas, dificultando a organização das equipes;
• Insuficiência de profissionais em setores de alta demanda;
• Escassez de medicamentos essenciais;
• Deficiências estruturais, incluindo infiltrações, equipamentos danificados e ambientes inadequados;
• Problemas nos setores de traumatologia, ortopedia, cardiologia, enfermarias, recepção, eletrocardiograma, raio-X e tomografia.
Resta saber quais providências serão tomadas.
