HomeAGÊNCIA BRASILCai helicóptero que transportava presidente do Irã

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã


Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores do país, caiu neste domingo (19) enquanto atravessava uma área montanhosa sob forte neblina ao retornar de uma visita à fronteira do Azerbaijão. A informação foi repassada por uma autoridade iraniana à Agência de Notícias Reuters.

A autoridade disse que as vidas de Raisi e do chanceler, Hossein Amir-Abdollahian, estavam “em risco após a queda do helicóptero”. A fonte falou em condição de anonimato.

O mau tempo dificulta os esforços de resgate, relatou a agência de notícias estatal Irna.

A TV estatal interrompeu a programação regular para exibir orações e a cobertura ao vivo das buscas das equipes de resgate em meio a um forte nevoeiro.

Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente na segunda tentativa em 2021, e desde que assumiu o cargo, ordenou o endurecimento das leis morais, supervisionou uma repressão sangrenta aos protestos antigovernistas e pressionou nas negociações nucleares com potências mundiais.

No sistema político do Irã, dividido entre uma estrutura clerical e o governo, é o líder supremo e não o presidente quem tem a palavra final sobre as principais políticas nacionais.

No entanto, muitos veem Raisi como um forte candidato a suceder seu mentor, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que tem endossado as principais políticas de Raisi.

O ministro do Interior do Irã, Ahmed Vahidi, disse à emissora estatal apenas que um dos helicópteros de um grupo de três teve que realizar um pouso difícil e que as autoridades aguardam mais detalhes. 

*Com informações da Agência Reuters



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura