HomeAGÊNCIA BRASILEm reunião da Otan, países prometem apoio à Ucrânia contra Rússia

Em reunião da Otan, países prometem apoio à Ucrânia contra Rússia


No primeiro dia das reuniões de trabalho da cúpula pelos 75 anos da Otan, em Washington, nos Estados Unidos, foram feitas novas promessas de ajuda à Ucrânia na guerra contra a invasão russa. Vários mandatários afirmaram que a Ucrânia está em um caminho irreversível para a adesão à aliança. O presidente ucraniano, Volodimyr Zelensky, é convidado e repete os apelos por mais armas, dinheiro e garantias. A Noruega informou que serão seis os caças F-16 prometidos em agosto à Kiev. A Dinamarca prometeu outros 19 e a Holanda, 24. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anfitrião do encontro, falou em apoio sustentado de longo prazo ao país, em nome da segurança dos próprios integrantes da Otan. E de parcerias na Ásia para lutar contra o que chamou de alinhamento crescente da Rússia, China, Irã e Coreia do Norte.

Gaza

Na Faixa de Gaza, foram enterradas as 25 pessoas mortas ontem em um bombardeio próximo a uma escola que servia de abrigo para deslocados em Khan Younis. Nesta quarta (10), Israel ordenou uma nova retirada de civis, dessa vez da cidade de Gaza. O ministro da defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que 60% dos militantes do Hamas estão mortos ou feridos. E que a maioria dos 24 batalhões do grupo foram desmantelados. Diante do parlamento israelense, em Jerusalém, filhos e parentes de reféns mantidos em Gaza se trancaram em gaiolas em protesto para pressionar o governo a fechar um acordo de cessar-fogo. 

Índia 

Na Índia, autoridades informaram que mais de 150 animais morreram afogados nas enchentes no parque nacional Kaziranga, no estado de Assam, nordeste do país. Entre eles, nove rinocerontes de um chifre, espécie rara e ameaçada. O parque é o lar de quase metade da população mundial da espécie, estimada em quatro mil indivíduos. A região enfrenta, há dois meses, inundações em áreas rurais e residenciais, desalojando milhares de moradores. 79 pessoas morreram.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura