HomeAGÊNCIA BRASILEscritor João do Rio será homenageado na 22ª edição da Flip

Escritor João do Rio será homenageado na 22ª edição da Flip


O escritor João do Rio foi escolhido como homenageado da 22ª Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, que acontecerá de 9 a 13 de outubro.

Fundador da crônica moderna, o autor destacou-se pela forma como combinava literatura e jornalismo. Escreveu também romances, ensaios, contos, peças de teatro e conferências.

Ficou conhecido ainda pelo modo de retratar as ruas do Rio de Janeiro e o povo, na passagem do século 19 para o 20, refletindo sobre o progresso, a velocidade, a formação urbana e as suas contradições. Como destaca a curadora da Flip, Ana Lima Cecílio. 

Na vida pessoal, foi considerado controverso, colecionador de admiradores e desafetos.

Aos 29 anos, entrou para a Academia Brasileira de Letras.

De acordo com Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, João do Rio desempenhou papel crucial ao documentar a vida urbana do Rio de Janeiro, com uma perspectiva única.

João do Rio foi vítima de um ataque cardíaco ao completar 40 anos. Deixou 25 livros e mais de 2500 textos publicados em jornais e revistas.

A Flip é considerada um dos eventos literários mais importantes do Brasil, e reúne todos os anos autores e leitores, em uma série de atividades voltadas para a divulgação e desenvolvimento da literatura.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura