HomeAGÊNCIA BRASILFavelas lançam F20, fórum de participação das comunidades no G20

Favelas lançam F20, fórum de participação das comunidades no G20


Lideranças de favelas do Rio de Janeiro lançaram nesta segunda-feira (8) o F20, Favelas 20: um fórum de debates que pretende apresentar demandas para o G20 Social, grupo que propõe a discussão internacional sobre temas como sustentabilidade, inclusão e diversidade. O evento aconteceu na comunidade do Vidigal, na zona sul carioca.

O objetivo do F20 é ampliar a base de participação e de decisão dos movimentos de favelas nos processos da Cúpula. Lideranças querem aproveitar a oportunidade para fortalecer a estratégia e deixar um legado de participação social durante o G20.

O objetivo do F20 é dar protagonismo e fortalecer pautas para superar situações de pobreza, violência, impactos ambientais e falta de infraestrutura, além de potencializar o atendimento das necessidades dessas comunidades. A empreendedora social e fundadora do Projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly, fala de sua experiência nas comunidades.

“Participei do projeto Agência de Redes para a Juventude. Sou um exemplo de quando os projetos chegam na favela e a gente aproveita. A favela orgânica é uma iniciativa de combate ao desperdício de alimentos e à fome”.

O fundador da ONG Águas Resilientes, que desenvolve soluções para a democratização do acesso à água, Erley Bispo, analisa a importância de incluir a população das favelas nas decisões do G20.

“O F20 nasceu com essa inquietação, entendendo que o G20 é um espaço muito importante de decisões. Então o F20 vem com esse intuito de incluir de fato a favela e colocá-la no ponto central da tomada de decisão”.

O F20 é dividido em cinco grupos de trabalho. Entre as demandas mais urgentes estão: o combate às desigualdades, à crise climática e aos riscos de desastres naturais, além da promoção da transição energética justa; e a inclusão digital e cultural.

A Cúpula Social do G20 será realizada entre os dias 14 e 16 de novembro aqui no Rio de Janeiro.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura