HomeAGÊNCIA BRASILHistória Hoje: 10 de julho é Dia da Pizza

História Hoje: 10 de julho é Dia da Pizza


Um disco de massa, feito com farinha, água, sal e fermento. E aquele recheio de sua preferência. Geralmente, com molho de tomate e queijo. A pizza popular da culinária italiana foi trazida para o Brasil pelos imigrantes no século XIX. Em 10 de julho de 1985, a cidade de São Paulo realizou um concurso para eleger a melhor receita. E a data passou a ser celebrada como Dia Nacional da Pizza.

A história do prato típico da Itália começa, há dois mil anos antes de Cristo, quando os egípcios desenvolveram a fermentação. Acredita-se que o pão do Egito ganhou o formato achatado na Roma Antiga. Depois disso, com a descoberta da América em meados do século XVI, o tomate chegou à Itália, levando mais sabor à cozinha local.

A pizza como conhecemos acabou se popularizando com a versão criada em Nápoles, na Itália, em meados do século XIX. O rei Umberto I e a rainha Margherita foram recebidas na cidade com uma pizza especialmente feita para eles. A massa com tomate, muçarela e manjericão fazia uma homenagem às cores da bandeira italiana e foi batizada de “Pizza Margherita”. Em 2017, a arte de fazer pizza napolitana foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Pelo mundo a fora, o prato italiano ganhou formas, recheios e massas diferentes. Em 1943, nos Estados Unidos, foi criado o estilo de pizza de Chicago com muito queijo e uma crosta de massa folhada espessa e doce. Outras combinações, mesmo saborosas, são consideradas verdadeiros crimes culinários. Uma delas é a pizza havaiana, com abacaxi em calda e fatias de presunto. A invenção é de um chef grego que vivia no Canadá. Já a pizza doce tem origem incerta mas um site do Reino Unido defende que os ingleses inventaram a sobremesa em 2017. Quem vive no Brasil, sabe que a pizza doce já faz parte do cardápio há muito mais tempo. Por aqui, a polêmica mesmo é: pode ou não pode ketchup na pizza? A escolha é sua.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: Dilson Santa Fé

Publicação Web: Marizete Cardoso

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura