HomeAGÊNCIA BRASILHistória Hoje: em 2023, EUA aprova venda de carne feita em laboratório

História Hoje: em 2023, EUA aprova venda de carne feita em laboratório


Pegar células de animais, vivos ou mortos, e usar esse material para produzir carne com aparência, cheiro, sabor e textura igual ao alimento in natura. Não estamos falando de ficção científica. Em pleno século XXI, tornou-se uma realidade tanto para a pecuária quanto para o mercado. Em 21 de junho de 2023, os Estados Unidos autorizaram a comercialização de um tipo de carne de frango feita em laboratório.

Em 2022, a agência federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos que faz o controle de medicamentos e alimentos deu carta branca para a produção da carne sintética. De acordo com dados publicados pela Comissão de Comércio Internacional do país, havia 156 empresas de carne cultivada e 18 instalações em operação em todo o mundo no ano de 2022.

Em 2023, o Departamento de Agricultura norte-americano concedeu licença para duas empresas levarem o novo produto até os consumidores. Esses alimentos sintéticos eram desenvolvidos em grandes tonéis de metal em um local que parecia uma fábrica de cerveja. A comercialização esbarrou no alto custo e na aceitação. Mesmo com as autorizações de órgãos competentes, alguns estados impuseram restrições à carne cultivada em laboratório.

O primeiro país a liberar o comércio desse tipo de produto foi Singapura, em 2020. Em 2023, a Holanda permitiu a degustação. E, em janeiro de 2024, Israel aprovou a venda de carne de vaca cultivada artificialmente.

Diante das liberações, em 2023, a Itália tornou-se o primeiro país da União Europeia a ter uma legislação contra a fabricação, comercialização e importação de alimentos sintéticos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação web: Marizete Cardoso



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura