HomeAGÊNCIA BRASILInternacional: Netanyahu dissolve o gabinete de guerra em Israel

Internacional: Netanyahu dissolve o gabinete de guerra em Israel


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, dissolveu o gabinete de guerra. A decisão ocorre em meio a pressões internas e externas sobre o governo.

O gabinete de guerra foi criado em outubro do ano passado, logo após os ataques do Hamas contra Israel, mas sofreu uma baixa na semana passada, quando o ex-ministro Benny Gantz abandonou o Conselho e também o governo.

Gantz era visto como a voz moderada no grupo. Ao sair, ele acusou Netanyahu de estar mais preocupado com seu futuro eleitoral do que em garantir o cessar fogo e a libertação dos reféns.

Com a saída de Gantz, Netanyahu passou a sofrer pressão da ala de extrema-direita que faz parte do governo dele e que defende a continuidade da guerra e a ocupação de Gaza por colonos judeus.

O grupo extremista também é contra a pausa diária anunciada ontem pelo Exército de Israel para facilitar a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o governador de Maryland, Wes Moore, perdoou mais de 175 mil condenações leves por porte de maconha e disse que o objetivo é mostrar o impacto desproporcional que a política de drogas teve sobre as pessoas negras no Estado.

Em 2022, a população de Maryland votou pela legalização do uso recreativo de maconha por pessoas adultas.

Segundo a União Americana das Liberdades Civis, uma pessoa negra nos Estados Unidos tem três vezes mais chances de ser presa por uso de maconha que uma pessoa branca.

Equador

No Equador, um deslizamento de terra deixou sete mortos na cidade de Baños, na região central do país. Outras 17 pessoas foram levadas ao hospital e dez permanecem desaparecidas.

Fortes tempestades deixaram vários países das Américas do Sul e Central em alerta para inundações e deslizamentos no fim de semana.

*Com informações da Agência Reuters.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura