HomeAGÊNCIA BRASILMachado de Assis, 185 anos e cada vez mais atual

Machado de Assis, 185 anos e cada vez mais atual


Um dos grandes representantes do movimento literário conhecido como realismo, Machado de Assis publicou dez romances, cinco coletâneas de poemas e mais de 600 crônicas, além de ser o fundador da Academia Brasileira de Letras.

Uma de suas principais obras lembradas até hoje é Memórias Póstumas de Brás Cubas, que se popularizou recentemente graças a um vídeo na internet de uma norte americana se mostrando surpresa e elogiando a qualidade literária do autor. 

Antonio Carlos Secchin, atual ocupante da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, falou da principal qualidade de Machado de Assis.

“A cada momento, a cada leitura, ele parece estar escrevendo para nós. Para pessoas que surgem depois do desaparecimento físico do autor. Então, Machado é assim, é aquele autor que tem muitas camadas de significado, que foi criativo em tudo que fez e, por isso, até hoje continua encantando os seus milhares de leitores, e que esperemos que seja de milhões, com o início da propagação mais universal através de traduções e grandes sucessos no exterior”.

E quem quiser começar a ler Machado de Assis pode acessar o arquivo de suas obras no machado.mec.gov.br.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura