E a emenda ficou pior do que o soneto.
A secretária de Saúde, Mônica Kanaan, emitiu nota tentando minimizar o desconforto com os servidores da pasta que dirige.
No texto, com recheio de arrogância, nega ter dito que os servidores fazem corpo mole e que apenas 20% trabalham.
“Eu citei a frase de Marc Benioff, que diz: “Concentre-se nos 20% que fazem 80% da diferença”, argumentou.
Ela até pode ter tido a intenção de fazer uma citação, mas, se citou, o fez de forma errada
A sua fala ipsis litteris foi: “Em relação às pessoas que remam contra, eu vou falar uma coisa muita séria. Eu vou gerenciar e trabalhar com os vinte por cento que querem para poder abaixar os oitenta por cento que não querem. Simples assim. Eu vou remar com quem vai remar na mesma direção que eu. Quem não quer vai ser dizimado”.
Essa foi a frase dela. Em tirar nem pôr uma letra.
Certamente, pouca pessoas sabem quem é o tal Marc Benioff citado pela senhora Kanaan.
Trata-se do fundador, presidente e co-CEO da Salesforce, uma empresa de computação em nuvem.
A empresa nasceu e se criou neste modelo e foi a responsável por abrir caminho para a consolidação da indústria que estabelece o uso do software como serviço.
Benioff defende temas como diversidade sexual, meio ambiente, educação, igualdade feminina no mundo corporativo e distribuição de renda.
O patrimônio de Benioff foi estipulado em 2018 como US$ 6,7 bilhões.
Como demonstra apego à leitura, a secretária deveria ter citado essa frase do mesmo Benioff: “Você sempre deve ser capaz de prever o que virá a seguir e então ter a flexibilidade para evoluir”.
Ela não previu os efeitos devastadores da sua desastrosa fala.
Carta aberta ao servidor
Por Mônica Kanaan
Na manhã desta terça-feira (9), compareci à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Além de parlamentares, compareceram representantes do Conselho Regional de Medicina, do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre, além de jornalistas.
Durante a reunião, foram expostos os dados e informações obtidas neste primeiro mês de gestão, com proposta de estratégias e metas.
Perguntas foram respondidas e sugestões foram ouvidas. Alguns pontos foram repetidamente discutidos. Tudo numa abordagem bem técnica, como, acredito, deve ser feita.
A saúde pública tem que ser encarada como um investimento e não como gasto.
Quando foi me perguntado sobre os recursos humanos, respondi que há muita gente disposta a trabalhar para fazer uma boa saúde no Acre.
E citei a frase de Marc Benioff, que diz: “Concentre-se nos 20% que fazem 80% da diferença”.
É a Lei de Pareto (regra 80/20), que tem muitas aplicações, inclusive no que diz respeito à gestão da qualidade total.
Isso não tem nada a ver com o que foi interpretado. Em nenhum momento foi falado em “corpo mole”.
Quando existe um bom processo de trabalho, realizado por pessoas competentes e comprometidas, o resultado é positivo. E forças contrárias se tornam inconsistentes, cessam ou deixam de existir.
Isso está acontecendo nessa gestão. Trabalho sério, diuturno, honesto, transparente, com estratégias e metas, está sendo realizado.
O meu discurso é exatamente o mesmo, desde o meu primeiro dia nessa gestão: fazer boa saúde trabalhando com pessoas para pessoas.
Defendo o respeito ao próximo, sou extremamente “kantiana”, mas sem deixar de lado a autoconfiança e a congruência, qualidades herdadas dos meus pais, legítimas pessoas que chegaram ao sucesso através de muito trabalho e dedicação. Legado que faço questão de deixar para os meus filhos, através do exemplo de minhas práticas de gestão.
A boa saúde vai ser feita, sim, para cada cidadão acreano.
O bom gestor não se curva às críticas vagas e informações sem compromisso com a verdade.
O time está sendo formado, forte, verdadeiro, comprometido com a transparência e com a vontade em fazer a saúde acontecer.
Conto com cada servidor e vocês sabem disso.
* Mônica Kanaan é secretária de Estado de Saúde do Acre
Foto: Sérgio Vale.
Deixe um comentário