HomeAGÊNCIA BRASILPreços de produtos juninos aumentaram 5,74% em 12 meses, aponta FGV

Preços de produtos juninos aumentaram 5,74% em 12 meses, aponta FGV


Para muitos, junho é o melhor mês do ano com roupas coloridas, bandeirinhas pra todo lado, pratos típicos… mas os apaixonados pelos festejos juninos estão precisando gastar um pouco mais. 

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços dos itens e ingredientes utilizados no preparo dos pratos típicos juninos aumentaram, em média, 5,74% nos últimos doze meses. Nesse mesmo período, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPCA) foi de apenas 3,28%.

Dos 27 produtos avaliados, itens como arroz, maçã e batatas inglesa e doce pressionaram a inflação dos alimentos típicos dos festejos. Nos últimos 12 meses, a batata inglesa subiu 60,66%; seguido do arroz com 23,42% e da maçã com 21,72%. A batata doce subiu pouco mais de 11% e o açúcar refinado passou dos 10%, nos últimos 12 meses.

Segundo a FGV, a média da inflação junina só não é maior porque vários outros itens importantes na culinária que celebra os santos juninos tiveram queda relevante, tendo à frente o trigo, com queda de 15,47%, o leite condensado, com -13.98% e o leite longa vida, que reduziu o preço médio em 7,22% em 12 meses.

Ainda de acordo com o levantamento, os efeitos climáticos desempenham um papel importante na dinâmica dos preços dos alimentos, principalmente os agrícolas, que possuem maior sensibilidade às mudanças climáticas. Um deles é o impacto do El Niño, que deveria terminar em abril, mas se prolongou, refletindo na colheita, especialmente no Sul, que é uma importante região produtora de vários alimentos.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura