HomePrevidência SocialPREVBarco fará atendimento a moradores de quatro municípios do Acre

PREVBarco fará atendimento a moradores de quatro municípios do Acre

Ação inédita no estado levará atendimento previdenciário aos moradores de Manoel Urbano, Sena Madureira, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter

De forma inédita na história acreana, a Agência Fluvial da Previdência Social, também chamada de PREVBarco, adentrou os rios do Acre para atender à população em localidades mais distantes do estado. O primeiro município para os atendimentos a serem realizados não poderia ser mais simbólico: Manoel Urbano.

A simbologia encontra amparo na história do Acre e nos seus pioneiros. No fim do século XIX, o desbravador Manoel Urbano da Encarnação participou ativamente de incursões de reconhecimento dos Altos Rios, destacadamente o Rio Purus, onde, às suas margens, foi criado o município que lhe homenageia. Ele foi um dos primeiros navegadores dos rios Acre, Purus e, mais tarde, Juruá. A ocupação das terras acreanas por brasileiros teve início em 1861, quando Manuel Urbano da Encarnação penetrou na bacia do rio Acre, viajando por vinte dias até a nascente.

Passado mais de um século, o PREVBarco aportou em Manoel Urbano no último dia 19 e permanece até o dia 23. “Realmente é um feito histórico para todos nós. Atender às comunidades nos locais de difícil acesso tem sido uma das prioridades da nossa gestão. Felizmente, este ano, ganhamos o reforço do PREVBarco”, comentou o gerente-executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Acre, Rusemberg de Lima Costa.

Encerrados os atendimentos em Manoel Urbano, o PREBarco parte rumo ao município de Sena Madureira, considerado um dos mais importantes do Estado. Nessa localidade, os atendimentos acontecerão do dia 26 de fevereiro a 8 de março em Sena Madureira. “Estamos muito feliz em receber o PREVBarco na nossa cidade. É um feito inédito, que irá possibilitar atendimento previdenciário de qualidade à nossa população, principalmente os que mais necessitam”, destacou o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim.

Participam das missões do PREVBarco: técnicos do seguro social, assistentes sociais e peritos médicos. “Estimamos atender mais de duas mil pessoas. Vale ressaltar que, até 2023, não havia previsão de atendimento no Acre. No entanto, com a renovação contratual, o edital licitatório contemplou a inclusão de municípios acreanos em nossa rota de atendimento”, explicou o coordenador do Projeto PrevBarco, Rodrigo de Gois.

Além de Sena Madureira e Manoel Urbano, outros municípios acreanos beneficiados serão Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, considerados de difícil acesso, haja vista que só possível chegar até eles de avião ou de barco. Os atendimentos em Marechal Thaumaturgo, que fica na fronteira do Brasil com o Peru, serão no período de 4 a 15 de março. A população de Porto Walter será contemplada do 18 a 22 do mesmo mês.

“Essa expansão estratégica foi planejada para atender ao princípio da universalidade da cobertura e garantir atendimento efetivo às populações ribeirinhas e indígenas no Norte do nosso país. Estamos comprometidos em levar serviços essenciais a comunidades remotas, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar de todos”, frisou Rodrigo de Gois.

Ao longo dos seu trajeto, o PREBarco fará atendimento a moradores dos municípios amazonenses de Boca do Acre, Pauini, Ipixuna e Guajará que, basicamente, são atendidos nas unidades do INSS localizadas em Rio Branco, capital do Acre, e Cruzeiro do Sul. Outros municípios do Amazonas por onde a unidade fluvial passará e fará atendimento são Careiro da Várzea, Coari, Caapiranga, e Anamã.

Vale ressaltar que existem, atualmente, duas embarcações dos PREVBarcos em missão pelas águas dos estados amazonense e acreano. E que, no início do próximo mês, uma nova embarcação passará a atender também no estado do AM. Além disso, outros três estão em reforma ou sendo construídos, que deverão atender às populações ribeirinhas dos estados do Pará.

Léo Rosas – Secom/AC

Conheça as redes oficiais do INSS:

Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura