Produtores familiares de diversas regiões da capital acreana lotaram a Central de Abastecimento (Ceasa), nesta terça-feira, 23, para acompanhar a abertura da Semana da Agricultura Familiar, realizada pela prefeita Socorro Neri, que também fez a entrega de aproximadamente 160 kits para a produção de hortaliças e equipamentos agrícolas, adquiridos com recursos do município e de emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick.
“São ações que a Prefeitura de Rio Branco realiza para fomentar e incentivar a agricultura familiar que é a atividade prioritária na área rural apoiada pelo município. Nós compreendemos e reconhecemos a importância do trabalho dessas mulheres e homens do campo e da floresta para qualidade de vida de toda a população, inclusive a que vive na cidade”, disse a prefeita.
Como parte da programação, o ex-bispo de Rio Branco, Dom Moacyr Grechi, receberá (in memoriam), uma moção de agradecimento por sua contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar. “Dom Moacyr foi uma pessoa muito importante para o Acre, para o movimento social. Ajudou a criar as comunidades eclesiais de base, o movimento sindical, as associações e cooperativas. Então é o momento dentro dessa semana da gente fazer o reconhecimento de tudo o que ele fez por nós acreanos”, disse o secretário de Agricultura Familiar de Rio Branco, Paulo Braña.
Ainda de acordo com Braña, de hoje até a próxima quinta-feira, 25, uma extensa e variada programação será realizada pela Prefeitura de Rio Branco. São palestras, intercâmbios e dias de campo voltados para o aperfeiçoamento dos produtores e o conhecimento das ações e programas desenvolvidos pelo poder público.
“Uma das atividades que vamos fazer nesses dias é uma visita à Agroindústria de Farinha de Plácido de Castro, porque nós vamos implantar em Rio Branco cerca de 5 Agroindústrias semelhantes. E na quinta-feira, dia 25, nós encerramos a Semana da Agricultura Familiar lá no Custódio Freire conhecendo um trabalho na parte de cultivo protegido com a produção de hortaliças”, destacou.