HomeAGÊNCIA BRASILViva Maria: PL do estupro coloca maternidade desejada em pauta

Viva Maria: PL do estupro coloca maternidade desejada em pauta


Nesta edição do Viva Maria, Mara Régia entrevista Lia Zanotta Machado, antropóloga e professora da UNB. Elas falam sobre gravidez desejada, tema que vem a baila a partir dos debates sobre o Projeto de Lei (PL) 1904/2024, que restringe o direito ao aborto para mulhereres vítimas de estupros. 

Segundo Zanotta, a proposta de limitar o acesso ao aborto legal a 22 semanas de gestação aumenta a desigualdade entre mulheres ricas e pobres, brancas e negras; esbarra na dificuldade que as vítimas, muitas delas crianças, tem para denunciar a violência e na estrutura de saúde que dificulta o acesso a serviços de abortamento legal.  Com isso, meninas e mulheres serão forçadas a levar a cabo gestações não desejadas.    

A maternidade desejada e direitos reprodutivos vão ser tema de um debate online promovido pela ANPOCS, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, no dia 20 de junho, com a participação da própria Lia Zanotta e outras acadêmicas que são referência na pesquisa sobre direitos das mulheres como Eva Blay, Ela Wiecko e Rozeli Porto.

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vale a leitura